Saiba administrar um salão de beleza e estética

Você está preparado para gerenciar um salão de beleza? Ter conhecimento de tudo que acontece dentro e fora do salão é um fator fundamental para o bom andamento do seu negócio. É preciso estar em contato contínuo com o seu público de interesse para alcançar o sucesso. Vamos destacar cinco áreas que não se pode descuidar na gestão de um salão de beleza e estética.

Divulgação

Esse ponto é um dos mais importantes. Sem a divulgação do seu negócio não haverá como atrair clientes, a não ser aqueles que já conhecem o seu trabalho. Para isso, é necessário utilizar estratégias de publicidade para alcançar bons resultados. Geralmente, esse serviço é terceirizado, feito por profissionais especializados em marketing. Hoje, ter um site na internet e uma página nas redes sociais é um bom começo para levar sua propaganda ao maior número de pessoas possíveis. Defina o quanto investir na divulgação para não extrapolar o orçamento.

Atendimento e gestão de clientes

Primeiro, evite cometer erros no agendamento dos atendimentos. Controle a agenda de forma que possa reservar horários conforme a disponibilidade das clientes. Tenha várias opções de contato para a comunicação com o salão. Caso a demanda seja grande, adquira mais de uma linha telefônica. Faça marcações por e-mail e até mesmo por mensagens pelo celular. Existem alguns softwares de agendamento on line que podem facilitar a dinâmica das marcações. Outra boa dica é criar um banco de dados com informações relevantes sobre as clientes, como a data de aniversário, por exemplo.

 

 

Gestão de funcionários

Dentro de um salão de beleza grandes amizades são formadas. Cabeleireiros, maquiadores e manicures criam alianças. Esse é um espaço peculiar de troca de informações. Faça um treinamento apropriado com os funcionários explicando a importância de realizar tudo conforme foi solicitado. Marcar reuniões semanais ajuda também a manter o controle de tudo que está sendo feito. Invista nos melhores profissionais para o bom andamento do seu salão.

Serviço de qualidade

Prestar um serviço de qualidade garante a volta do cliente. Principalmente as mulheres se sentem realizadas com um bom tratamento estético, um belo corte de cabelo ou uma tintura. Certifique-se que todo material necessário para realizar os procedimentos no salão estejam à disposição dos colaboradores para que possam atender de forma satisfatória a clientela. Não deixar faltar produtos é importante e evita transtornos de última hora com o salão lotado.

Controle financeiro

A fórmula é fácil para saber se está tendo lucro. Você precisa ganhar mais do que gasta. Faça um controle detalhado sobre seus gastos e sua receita, assim você saberá onde cortar custo. Mantenha contato com os fornecedores, renove o estoque e controle sua margem de lucro nos serviços prestados. É importante também não misturar suas finanças pessoais com as do salão. Então, a melhor forma de administrar seu negócio é com planejamento e organização. Caso veja necessidade, procure uma consultoria empresarial para melhorar a gestão do seu salão de beleza.

 

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