O que é público-alvo e como descobrir quem é o público-alvo do seu salão de beleza?

Nos últimos anos, o setor de estética e beleza está entre os que mais crescem no Brasil e a tendência é que esse mercado continue aquecido, mesmo diante da crise econômica, que tem impactado a maioria dos setores no país.

O crescimento desse setor traz também maior concorrência e, por isso, maior necessidade de especialização e de conhecer seu público, para então, desenvolver serviços cada vez mais especializados e voltados as suas necessidades e desejos. Porém, as pessoas são diferentes e têm necessidades e desejos diferentes. Então, para desenvolver serviços voltados ao seu cliente, você precisa primeiro saber quem ele é e como ele espera que seu serviço o ajude. Por isso, uma questão muito importante na gestão de um salão de beleza, assim como em qualquer outro negócio, é a definição do público-alvo.

Mas, antes de qualquer coisa, é preciso entender o conceito de público-alvo. Então, vamos em frente… Também chamado de prospect ou target, o público-alvo é o conjunto de pessoas, com características semelhantes (faixa etária, renda, sexo, interesses e etc.) a quem seu serviço é destinado.

 

How-to-2x-your-Salon-Business

Para definir o público-alvo do seu salão de beleza, faça o seguinte exercício:

pense em quem seria o seu cliente ideal e questione-se:

  • É homem ou mulher?
  • Qual sua idade?
  • Quanto ele ganha?
  • Em que região ele reside?
  • Quais são suas características físicas? E psicológicas?
  • Qual seu nível de instrução?
  • Quem influencia suas decisões?
  • O que ele faz nas horas vagas?
  • Em que lugar ele busca por informação? Em revistas? Jornal de bairro? Jornal de grande circulação? Sites? Mídias sociais?
  • O que ela busca em um salão de beleza?
  • O que o faria vir até mim e não até meu concorrente?
  • O que ela valoriza mais? Agilidade? Qualidade? Preço? Atendimento?

Ao concluir esse exercício você já terá uma boa ideia sobre seu potencial consumidor. Então, com o público-alvo definido, fica muito mais fácil vender seus serviços: basta direcionar todas suas estratégias para atrair esse público até seu salão de beleza e criar um diferencial para satisfazer suas necessidades melhor que os concorrentes.

Por fim, vale lembrar que, definir o público-alvo, não significa que você não poderá atender outro tipo de público também. Mas sim, que aquele é o público no qual você focará sua comunicação e toda sua estratégia de marketing. Por exemplo: você define que o público-alvo do seu salão de beleza é: mulher, entre 30 e 38 anos, classe A e B, que ocupa cargo executivo e que precisa estar sempre bem cuidada, mas têm pouco tempo livre e usa o horário de almoço para ir ao salão. Então, você investirá no visual do salão, no atendimento e na agilidade e poderá cobrar um preço mais alto, já que esse público não se importará de pagar mais caro por um serviço que considere de boa qualidade e que não tome muito seu tempo. Mas isso não significa que você não poderá atender homens ou mulheres de outras faixas etárias, que ocupam outros cargos e etc.

Agora que já entendeu o que é público-alvo e como defini-lo, é hora de colocar em prática!

Comentários