Dicas para abrir um salão de beleza

Abrir um salão de beleza é uma ótima ideia, tendo em vista que o Brasil é o segundo país em consumo de serviços e produtos de beleza. Realmente, as brasileiras não economizam na hora de investir na beleza. Os proprietários de salões que administram bem o seu negócio, tendo um bom conhecimento de gestão em salão de beleza saem na frente dos outros.

É fundamental para o sucesso nesse empreendimento que você estude o mercado e saiba o perfil do seu público antes de instalar o seu salão. Você pode ter muita experiência nesse setor, mas é sempre bom aprender cada vez mais. Procure um curso de especialização e aprimore suas técnicas. Atualmente, há cursos on line que facilitam o aprendizado sem sair de casa. Fique atento a algumas dicas para ter sucesso em seu negócio.

1 – Comece planejando o espaço físico de forma que fique organizado. O ideal é ter uma recepção para atender as clientes, agendar horários e organizar os pagamentos.

2 – Investir em uniformes para os funcionários também é uma boa dica. Passar uma imagem de credibilidade do salão é importante.

3 – Não deixe de reservar uma sala de espera, de preferência com alguns mimos para as clientes, como: água, café e revistas. Instale uma TV se puder, isso vai tornar a espera ainda mais agradável, do contrário um som ambiente também é válido.

 

4 – Para uma boa gestão em salão de beleza não deixe de conhecer as principais características do mercado da beleza e saber o preço que os concorrentes estão cobrando. É essencial calcular a quantidade necessária de serviços de manicure e cabelo que você precisará para ter lucro. Recorrer a um consultor empresarial pode ajudar nesse aspecto.

5 – Aprenda a evitar o desperdício de produtos. Saber controlar o estoque ajuda a gastar menos. Os shampoos e condicionadores devem ser usados na quantidade adequada para cada tipo de cabelo.

6 – Escolha aparelhos com baixo consumo de energia. Também controle o uso da água. Isso vai reduzir o valor das contas no final do mês, colaborando no balanço do custo de manutenção do salão.

7 – Invista na decoração do salão de beleza para tornar o ambiente agradável. Tenha preferência por cores suaves que transmitam a sensação de limpeza e claridade. Os móveis devem estar em bom estado para causar uma boa impressão. O mobiliário deve garantir o bem estar no local de trabalho, faça uso de cadeiras ergonômicas.

 

8 – As manicures e esteticistas devem usar luvas e atender as regras básicas de higiene na prestação dos serviços. Os utensílios manuseados devem ser esterilizados em aparelho específico. Defina também se essas profissionais serão contratadas, sócias ou comissionadas.

9 – Ofereça produtos de qualidade que estejam na moda. Acompanhe os lançamentos e tendências em maquiagem, penteados e cortes, além de outros procedimentos de tratamentos para o cabelo.

10 – A iluminação do salão também é fundamental. Isso ajuda no trabalho dos maquiadores, manicures e cabeleireiros.

Comentários