Acupuntura Auricular emagrece?

A terapia de acupuntura baseia-se na teoria de que o ouvido externo representa todas as partes do corpo. Um tipo utiliza uma agulha inserida na área que está ligada à fome e do apetite, enquanto a outra envolve a inserção de cinco agulhas em diferentes pontos-chave da orelha.

 

Se a tendência que encontramos é apoiada por outros estudos, o ponto fome acupuntura é uma boa opção em termos de conveniência. No entanto, para os pacientes que sofrem de obesidade central, estimulação contínua de cinco pontos de acupuntura deve ser usado.

A eficácia da acupuntura em pacientes obesos está intimamente relacionado com a função metabólica. O aumento da função metabólica promove o consumo de gordura corporal, em geral, resultando na perda de peso.

acunputura

Temos de evitar a pressa de julgar que um tratamento é ineficaz, só porque nós não entendemos o mecanismo. Ao contrário, se o tratamento é realmente eficaz, ele nos convida de descobrir o mecanismo.

Mas este estudo não prova a eficácia da acupuntura, disse ele. O efeito placebo é forte, principalmente quando envolvem agulhas. A evidência aqui fica aquém da prova.

De acordo com o Centro Nacional para Medicina Complementar e Alternativa, os resultados dos poucos estudos sobre a acupuntura e perda de peso têm sido mistos.

Em um estudo, os pesquisadores examinaram o efeito da acupuntura auricular com acupuntura simulada em mulheres obesas. Os pesquisadores não encontraram nenhuma diferença estatística no peso corporal, índice de massa corporal e circunferência da cintura entre o grupo de acupuntura e placebo.

Para este último estudo cientistas compararam a acupuntura de cinco pontos sobre o ouvido externo com um ponto de acupuntura. Eles distribuídos aleatoriamente 91 pessoas com excesso de peso de cinco pontos de acupuntura, de um ponto de acupuntura (fome) ou simulada (placebo) tratamento.

Durante as oito semanas do estudo, os participantes foram orientados a seguir uma dieta restritiva, mas não é uma dieta para perda de peso. Eles não deveriam aumentar o seu exercício.

acupuntura_1

Aqueles que receberam cinco pontos de acupuntura agulhas tinham colocado dois milímetros de profundidade em uma orelha externa gravada no local e mantidos lá por uma semana. Em seguida, o mesmo tratamento foi aplicado a outra orelha. O processo foi repetido ao longo de oito semanas.

Outros pacientes receberam tratamento semelhante com uma agulha ou com acupuntura sham onde as agulhas foram removidas imediatamente após a inserção.

acupuntura-auricular1Ao longo do estudo, 24 pacientes desistiram, 15 dos quais estavam recebendo tratamento placebo, os pesquisadores notaram.

Entre os que completaram o estudo, houve diferenças significativas na perda de peso entre os grupos. Em quatro semanas, aqueles que receberam tratamento de cinco pontos tiveram uma redução média de peso de 6,1 por cento, em comparação com uma redução de 5,7 por cento entre aqueles tratados com uma agulha e sem a perda de peso entre os que receberam a terapia placebo, os pesquisadores descobriram.

A maior queda foi observada em tamanho da cintura com o tratamento de cinco pontos, em comparação com a terapia placebo; no entanto, essa diferença desapareceu após tomar em consideração a idade, os investigadores notaram.

Percentual de gordura corporal também caiu, mas apenas naqueles que recebem o tratamento de cinco pontos, os autores do estudo acrescentou.

auricularAmbas as abordagens de cinco e um pontos apresentaram efeitos significativos sobre o tratamento de pacientes obesos e notável redução nos valores intimamente relacionada com a obesidade, como medições da circunferência da cintura e peso, em comparação com o grupo sham.

Mas ainda, a abordagem de cinco pontos causou a maior diminuição na circunferência da cintura, indicando que o método deve ser considerado como um tratamento primário para reduzir obesidade central, em vez de o ponto de acupuntura fome ou estimulação temporária dos cinco pontos de acupuntura.

Os tratamentos com acupuntura variam em custo de R$ 150 a R$ 250 e são cobertos por alguns planos de saúde.

Comentários