O que leva um salão de beleza ao fracasso?

A melhor resposta para essa pergunta é: falta de conhecimento sobre gestão em salão de beleza. Muitos profissionais acalentam por anos o sonho de abrir o seu próprio salão. Quando alcançam esse objeto enfrentam inúmeras dificuldades que não conseguem administrar.

Diante disso, não encontram outra alternativa além de fechar. Mas, a melhor opção nessas horas é procurar um curso de qualificação para conseguir resolver os problemas e não decretar a falência. Sabemos que cada caso é um caso, no entanto, podemos citar alguns fatores mais comuns que podem decretar o fracasso nesse negócio.

What-is-a-Business-Plan-a

Falta de experiência em gestão

Normalmente os problemas começam quando o dono não tem nenhum conhecimento em gestão administrativa. Sem um planejamento financeiro, ele faz escolhas erradas e deixa acumular as dívidas. Depois do salão aberto é preciso saber atrair os clientes, além de controlar o estoque de produtos e os gastos. Não basta ser só cabeleireiro é preciso ser administrador também.

Localização do salão de beleza

Escolher um ponto errado para a localização pode determinar o seu sucesso ou fracasso. Claro, que para estar em uma área central de grande movimento será preciso pagar mais pelo aluguel do imóvel. Agora, não vai funcionar investir pouco no aluguel para instalar seu salão em um local isolado e de difícil acesso. Procure encontrar um meio termo, pesquise o máximo possível para encontrar um bom lugar dentro das suas condições econômicas.

Descontrole

A falta de capital de giro em função do pouco investimento no negócio pode levar o salão à falência. Quando se perde o controle das finanças a tendência é se endividar. Por exemplo, com um estoque desorganizado o proprietário começa a ter prejuízos, pois não verifica a qualidade do produto e ainda acaba desperdiçando. Outra questão importante é formalizar o negócio para não ficar vulnerável a ações trabalhistas.

businessfailureSalão como hobby

Nenhum negócio que gera lucro pode ser visto com um simples hobby. Abrir um salão e não frequentá-lo regulamente para verificar o seu andamento é um erro. Tendo um grande número de funcionários é preciso ter o controle do pessoal. Verificar o cumprimento dos horários, se não estão desperdiçando produtos, e o mais importante, se todos têm tratado bem os clientes.

Todos esses fatores citados acima são trabalhados em um curso de administração na área da beleza. Quando se chega à beira da falência, a melhor alternativa é buscar ajuda. Os cursos on line de gestão em salão de beleza estão aí para orientar os profissionais do ramo para que consigam sair do sufoco.

Com a ajuda de um especialista nessa área que possa sugerir mudanças significativas, o seu negócio será bem sucedido. Por isso, não se desespere, se o negócio não vai bem sempre há uma chance de melhorar, basta você se empenhar em vencer os obstáculos. Faça um curso para aprender sobre como administrar bem o seu salão de beleza.

Comentários